Como desinstalar programas de seu computador sem deixar rastros no registro do Windows



A forma padrão mais conhecida pelos usuários de informática quando se trata de remoção de programas indesejáveis em seu computador, seja por qualquer motivo, é através da ferramenta PROGRAMAS E RECURSOS (Windows 8.1) no Painel de Controle do Sistema. 

Desinstalar um software qualquer usando este recurso funciona perfeitamente, porém, na maioria das vezes não será uma operação totalmente segura, já que alguns rastros ou chaves de registros continuarão ativas no seu sistema operacional podendo ocasionar um certo retardo no carregamento do sistema que com o decorrer do tempo podem tornar o funcionamento do seu PC ou notebook extremamente lento.

Para remover um software pelo próprio windows, versão 8.1, clique com o botão direito do mouse na logo do windows (barra de tarefas à esquerda) e na opção Painel de Controle. Outra forma de acessar é pressionando com o botão direito do mouse na área de trabalho e na opção Personalizar. Na janela de personalização clique, à esquerda, no item Inicio do Painel de controle, como mostra a imagem ao lado.

Procure o ícone Programas e Recursos e clique nele. Na próxima janela selecione na lista apresentada o nome do aplicativo que você deseja desinstalar e finalize clicando no botão Desinstalar/Alterar, como mostra à imagem ao lado. Aguarde até o término da operação. 



Existem no mercado de softwares diversos tipos de ferramentas utilizadas para esse fim, além de outras funcionalidades, mas neste post vou detalhar um aplicativo que considero um dos melhores e amigável no que se refere à desinstalação de aplicativos, chama-se Revo Uninstaller que pode ser baixado em vários sites na internet, como por exemplo este link: http://revo-uninstaller.softonic.com.br/download.

O Revo Uninstaller é um excelente aplicativo que faz o que promete, pois além de remover completamente do seu sistema qualquer programa sem deixar informações no registro do sistema ou mesmo resíduos de arquivos relacionados ao programa principal, que eventualmente ficará ocupando espaço desnecessário no disco rígido, traz também algumas ferramentas fáceis de utilizar e muito úteis para efetuar a manutenção do sistema, às quais detalho a seguir:

  • Barra de Ferramentas: ao abrir o aplicativo você vai encontrar na parte superior a barra de ferramentas do Revo Uninstaller como se pode ver na imagem acima. O ícone Desinstalador já aparece selecionado, para tanto selecione um programa qualquer constante do painel do programa e clique no botão Desinstalar. Após a confirmação da mensagem você verá a tela abaixo. Deixe selecionado o modo Moderado e clique no botão Avançar;
  • Ao término do processo de desinstalação será mostrada a próxima tela:
  • Clique em Avançar e aguarde. A próxima tela (abaixo) mostra todas as chaves de registro encontradas que trazem referência ao aplicativo recém desinstalado, são aqueles rastros que mencionei anteriormente. Clique no botão Marcar Tudo para selecionar todos os itens. Em seguida clique no botão Excluir para deletar todas as chaves do registro. 
  • Clique mais uma vez no botão Avançar. Se aparecer nova tela apresentado novos rastros, desta vez pode ser arquivos de log de sistema, repita o mesmo processo, selecione e elimine. Clique novamente em Avançar até a apresentação da tela de finalização como mostra abaixo. Clique no botão Finalizado. Pronto, seu aplicativo já foi completamente removido do seu computador. 
  • O Botão Ferramentas traz o Limpador de Rastros e algumas ferramentas de Otimização do Sistema operacional. 
  • O Gerenciador de Autoinicialização mostra quais os programas que são inicializados junto com o sistema, opções que você pode considerar selecionadas ou não. Lembre-se que alguns programas devem ser inicializados com o sistema, como por exemplo o Anti-vírus, essencial para o monitoramento do PC.
  • Em Ferramentas do Windows o ícone Network Information que mostra seu Gateway padrão, servidor DHCP, seu endereço IP e máscara de sub-rede, etc. ;
  • Em Segurança do Sistema você tem acesso ao painel Central de Ações do Windows, que para os menos experientes aconselho não mexer, deixe tudo como está, a não ser se você sabe realmente o que está fazendo;
  • Temos ainda o teclado virtual do windows, On Screen Keyboard, o desfragmentador de disco Disk Defragment que deve ser utilizado pelo menos a cada dois meses.
  • Em Limpador de Arquivos Lixo você faz uma varredura no sistema a procura de arquivos desnecessários que só estão ocupando espaço no seu disco rígido, considero uma das ferramentas mais importantes do Revo Uninstaller. Para iniciar o processo clique no botão Verificar e aguarde até o término da pesquisa. Ao final será apresenta a tela abaixo:
  • Clique no botão Excluir e aguarde até o término da remoção do lixo encontrado, que em sua maioria se trata de arquivos temporários criados pelo sistema, aqueles com extensão TMP, lembrando que estes arquivos podem comprometer a performance do sistema como um todo. 
  • Em Limpador de Rastros a primeira ferramenta serve para remover o histórico dos navegadores de internet, arquivos temporários e cookies. Clique no botão Executar e aguarde. 
  • Na ferramenta Limpador do Ms Office você pode eliminar todo o histórico dos últimos arquivos abertos nos aplicativos do Office, como Word, Excel, Power Point, etc.
  • Selecione o aplicativo do Office desejado e clique no botão Limpar logo acima, na barra de ferramenta principal. Para retornar clique no botão Desinstalador e novamente no botão Ferramentas;
  • Por fim temos ainda a ferramenta Limpador do Windows, selecione todas as caixas de seleção e clique no botão Executar. Não se preocupe, isso também é lixo indesejável ao sistema, essa operação não vai remover nenhum programa previamente instalado;
  • A ferramenta Remoção de Evidências vai remover completamente todos os arquivos que você deletou e também excluiu da lixeira. Observação: mesmo sendo excluído da lixeira algumas evidências ou parte de arquivos ainda podem estar em seu disco rígido, embora de forma oculta, existem aplicativos que conseguem fazer o sentido inverso, ou seja, recuperar um arquivo deletado, desde que aquela área não esteja ocupado por outros dados. Essa ferramenta remove definitivamente do disco rígido, impossibilitando assim sua recuperação, cuidado ao utilizá-la. 
  • Para concluir a ferramenta mais precisa para remover e tornar irrecuperáveis dados apagados do sistema, em detrimento da citada anteriormente, é a Exclusão Irreversível. Use-a com cuidado. 
Abraço à todos.
Valter Neves

Comentários

Postagens mais visitadas