Legendas com problema na acentuação gráfica, como resolver?

                Praticamente 100% das legendas de filmes que você baixa na internet possuem extensão .SRT, algumas podem ter extensão .TXT, .SUB ou .SMI. Em alguns casos uma legenda, aparentemente perfeita, pode apresentar durante a reprodução do filme caracteres indevidos e ilegíveis, principalmente em palavras que são acentuadas. Quando isto acontece normalmente a legenda está em formato Unicode UTF-8, representação de caracteres específicos para diversos idiomas que define  uma correspondência entre símbolos e números. Esses códigos são normalmente atribuídos para caracteres latinos (acentuados ou não), gregos, cirílicos, armênios, hebraicos, tailandeses, hiraganas, katakanas, etc. lembrando que alguns idiomas não exigem acentuação.

12

Veja os exemplos mostrados nas imagens acima, palavras que deveriam estar acentuadas corretamente aparecem distorcidas dificultando desta forma a legibilidade de leitura. Vamos a solução:

  • O  padrão de codificação para nossa língua é o formato “ANSI”, portanto devemos alterar o formato original da legenda ("UTF-8") para este formato.
  • O primeiro passo é abrir a legenda com problema no Bloco de Notas do Windows (dois cliques no arquivo de legenda) e clicar na opção Salvar Como, como mostra a imagem a seguir;

4

  • Logo abaixo na opção Codificação clique na setinha apontada para baixo e mude a configuração para “ANSI”, clique no botão Salvar, como mostra a imagem abaixo;

7

  • Vai aparecer uma nova tela informando que nova configuração será efetuada no arquivo, confirme OK, para continuar, como na imagem abaixo.

10

  • A nova legenda será salva no formato “ANSI” sendo acrescentada à extensão .SRT uma extensão .TXT. Você pode deixar neste formato ou pode renomear o arquivo deixando simplesmente com a extensão .SRT, fica a seu critério. Ambas funcionarão corretamente durante a reprodução em qualquer player que você utilize.

OBSERVAÇÃO: Opcionalmente, você pode abrir o bloco de notas de duas formas para fazer a respectiva alteração na legenda: através da opção Pesquisar ou Executar ( digite “notepad” ), ambas com o botão direito do mouse no botão de inicialização do Windows, conhecido como botão INICIAR. As imagens a seguir traduzem estas ações:

56

  • Clique no  menu  Arquivo e na opção Abrir. Selecione a legenda e clique novamente em Abrir. Para alterar a legenda siga os passos mencionados acima.

Por Valter Neves

Comentários

Postagens mais visitadas