Dicas do Windows Explorer no Windows XP


Tudo o que há dentro do computador como programas, documentos e outros tipos de arquivos de dados são gravados em unidades de disco que servem para armazenar, de forma organizada, o conteúdo do computador em forma de arquivos, tornando-os acessível através do aplicativo Windows Explorer ou Meu Computador.  Para cada arquivo armazenado em disco é atribuído um nome e uma extensão que atua como um “sobrenome” do arquivo. É uma sigla, geralmente com três caracteres, utilizada para facilitar o reconhecimento do tipo de arquivo em questão.

Para trabalharmos com discos precisamos entender um aspecto básico da organização destes itens dentro do computador, ou seja, os drives. Driver é o nome que o computador dá para os compartimentos de disco flexível,disco rígido, Pen drives, CD ou DVD. Os programas Meu Computador e Windows Explorer contêm em si os seguintes compartimentos: Driver de disco flexível – disquete de 3 ½ representado pela letra (A:); Driver de disco rígido – HD ou Winchester representado pela (C:); Driver de disco (D:) – CD-ROM; CD-RW ou DVD representado pela letra (D:); (E:) ou (F:) de acordo com o micro ou mesmo as unidades flash. Os arquivos podem ser do tipo BMP, XLSX, DOCX, AVI, TXT, MID, MOV,MPG, etc.


No Windows Explorer o usuário mantém organizados os seus arquivos distribuídos em pastas e sub-pastas. Para executar o Windows Explorer proceda assim: 
a) Clique em Iniciar; 
b) Clique em Todos os programas; 
c) Clique em Acessórios e na opção Windows Explorer.

Como opção você pode clicar com o botão direito do mouse no botão INICIAR e acionar o aplicativo. 

No lado esquerdo da janela do Windows Explorer é mostrada as unidades de discos como HDs, Pen-Drives, DVDs, a Lixeira, a área de trabalho ou Desktop, juntamente com todo o conteúdo distribuído em pastas segmentadas em ordem alfabética, semelhante ao Meu Computador. No lado direito é mostrado o conteúdo correspondente da pasta acessada e outras opções complementares. 

A seguir vamos detalhar alguns atalhos necessários para se trabalhar no Windows Explorer:
  •          Criar uma pasta: Menu Arquivo/Novo/Pasta – botão direito do mouse/Novo/Pasta
  •          Renomear uma pasta: Menu Arquivo/Renomear – botão direito do mouse/Renomear
  •          Excluindo uma pasta: Menu Arquivo/Excluir – botão direito/Excluir – tecla DEL
  •          Copiando um Arquivo: Para copiar um arquivo na mesma unidade de disco, selecione-o no painel de conteúdo e arraste-o para a pasta de destino com a tecla CTRL pressionada. Você verá que o mouse será substituído por uma seta com um sinal de + (adição) durante o arrasto.
  •       Movendo um Arquivo: Para mover um arquivo na mesma unidade de disco, simplesmente arraste o arquivo desejado para a pasta de destino
  •       Copiando e Movendo um Arquivo para outra unidade: Para copiar para outra unidade simplesmente arraste o arquivo. Para mover para outra unidade arraste o arquivo com a tecla SHIFT pressionada.
  •       Copiando e movendo usando o menu contexto: Para copiar ou mover usando o menu contexto clique com o botão direito do mouse no arquivo desejado e clique na opção COPIAR ou RECORTAR. Para inserir o arquivo copiado ou recortado na pasta de destino utilize a opção COLAR. Obs.: Todas essas opções podem ser usadas através do MENU EDITAR do Windows Explorer.
  •        Selecionando uma seqüência de arquivos: Para selecionar vários arquivos no painel direito selecione o primeiro arquivo desejado e com a tecla SHIFT pressionada clique no último da seqüência. Para selecionar arquivos intercalados clique nos respectivos arquivos com a tecla CTRL pressionada. Para selecionar todos os arquivos da lista clique em CTRL + A ou no MENU EDITAR.
  •         Localizando arquivos e pastas: Pressione F3 com a pasta selecionada ou use o botão direito do mouse. Digitar todo ou parte do nome do arquivo ou pasta ao qual deseja localizar (utilize a máscara * antes do ponto para representar todos os nomes e/ou após o ponto para representar todas as extensões). Por último, teclar Enter para que a pesquisa seja realizada.
  •        Formatando uma unidade removível auxiliar: Para formatar uma unidade de disco auxiliar (outro HD) ou um Pen drive pressione o botão direito do mouse e acione a opção FORMATAR. Escolha o tipo de partição (NTFS, FAT, FAT32 padrão) e a velocidade de formatação. Formatar significa tornar o dispositivo pronto para ser usado, ou seja, estabelecer o mapeamento da unidade criando trilhas e setores.
  •       Propriedades  da pasta ou unidade de disco: Para verificar as propriedades de uma pasta, arquivo ou unidade de disco existente clique sobre ela com o botão direito do mouse e acione a opção PROPRIEDADES. Lá você terá acesso a várias informações como tamanho, tipo, espaço ocupado, data de criação, data de acesso, compartilhamento e outras informações.
  •         Uma outra formatação que serve tanto para o Meu Computador, quanto para o Windows Explorer é que você pode escolher se deseja ou não exibir, do lado esquerdo da janela, um painel que mostra as tarefas mais comuns para as pastas e links, além de outras opções. Clique no menu Ferramentas e depois em Opções de pasta e faça as devidas alterações, se necessário.
  •        No Explorer, os arquivos no modo Exibir Detalhes são listados com quatro colunas de informações: Nome, Tamanho, Tipo e Modificação. Para visualizar a lista, proceda da seguinte maneira: Clique no cabeçalho da coluna. Este primeiro clique define a ordem crescente e segundo clique, a ordem decrescente
  •         Criando Atalhos no Desktop: Para criar um atalho de um determinado arquivo no Desktop clique sobre ele com o botão direito e nas opções CRIAR ATALHO ou ENVIAR PARA ÁREA DE TRABALHO COMO ATALHO. 
Por Valter Neves

Comentários

Postagens mais visitadas