Recurso de Autopreenchimento no Excel 2013

Quando trabalhamos com planilhas é muito comum precisarmos preencher uma determinada faixa de células com textos ou valores sequenciais. Você pode preencher automaticamente vários tipos de sequência, selecionando células e arrastando a alça de preenchimento. Uma sequência de tempo pode incluir incrementos de dias, semanas ou meses especificados, ou sequências repetidas, como dias da semana, nomes de meses ou trimestres. 

Parar criar uma lista sequencial digite apenas o primeiro valor da série e aponte o ponteiro do mouse para a alça inferior direita da célula ( + ), clique e arraste no sentido horizontal ou vertical. Para a série de números digite os números 1 e 2 em duas células juntas, selecione-as e arraste em qualquer direção a área selecionada a partir da alça inferior direita correspondente a última célula, no caso, o número 2.  Outra forma de fazer é inserindo a fórmula =(célula anterior)+1 como mostra a imagem abaixo:



Uma terceira opção do procedimento é através de um incremento a partir de uma valor inicial utilizando o recurso do Excel chamado de Série, constante do grupo Edição.  


Na tabela acima pode-se observar que aplicamos um incremento de 1(uma) unidade para criar uma série na primeira coluna sequência resultando os valores na coluna Incremento 1. O mesmo procedimento foi efetuado para a coluna Data que resultou na coluna Mês, sendo incrementado apenas o mês. Para criar estes sequenciais deve-se selecionar a coluna desejada e clicar na aba Página Inicial grupo Edição, opção Série, como mostram as imagens a seguir.  




Na tabela abaixo podemos observar outra sequência criada pelo Excel a partir de um texto, como os dias da semana e os meses do ano, por exemplo.   


Na tabela abaixo não foi possível criar uma sequência para os dias da semana com exclusão da palavra feira, o Excel não reconheceu este intervalo, pelo fato de não ser o padrão de configuração do aplicativo. É importante mencionar que as listas de autopreenchimento são reproduzidas pelo Excel desde que estejam devidamente registradas em seu  banco de dados, conhecido como Recurso de Autopreenchimento


Para acessar este recurso e inserir nova lista clique no Menu Arquivo/Opções do Excel/Avançado e no grupo GERAL clique no botão Editar Listas Personalizadas, conforme vemos na figura abaixo.


Na janela Listas Personalizadas em Entradas de lista digite sua sequência pressionando ENTER para cada item inserido. Ao final clique no botão Adicionar e seguidamente no botão OK. Como sugestão teste a sequência: domingo, segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado.


Por Valter Neves


Comentários

Postagens mais visitadas