O computador quântico do Google é cem milhões de vezes mais rápido que seu notebook

computador-quantico-google-838x419-1Depois de realizar uma série de testes, uma equipe de pesquisadores do Google alegou que o controverso computador quântico da empresa, D-Wave, realmente funciona.

Em teoria, o hardware do D-Wave deve ser potencialmente 3.600 vezes mais rápido que um supercomputador convencional. Na prática, a máquina tem gerado muita polêmica – vários estudiosos já disseram que o Google não foi capaz de provar que seu computador realmente faz uso de efeitos quânticos verdadeiros.

Os computadores quânticos podem, teoricamente, ser muito mais rápidos porque se aproveitam de uma peculiaridade na mecânica quântica. Enquanto computadores clássicos usam bits em 0 ou 1, os computadores quânticos usam “qubits” que podem existir em 0, 1 ou uma sobreposição dos dois estados. Isso permite que a máquina chegue a possíveis soluções para problemas mais velozmente. Até agora, não ficou evidenciado, sem sombra de dúvidas, que o D-Wave é muito mais rápido e tem um processo de resolução de problemas diferente e superior a computadores convencionais.

Leia esta matéria na íntegra no Hypescience.

Comentários

Postagens mais visitadas