Criando uma MACRO no Word 2013
Uma forma rápida e automatizada para utilizar um modelo é através de uma MACRO que pode ser configurada através da Guia Exibição grupo Macros. Mas na verdade o que é uma macro?
Uma macro é uma série de comandos e instruções agrupadas como um único comando para realizar uma tarefa automaticamente.
Os usos típicos para macros são: Acelerar as tarefas rotineiras de edição ou formatação; combinar diversos comandos — por exemplo, para inserir uma tabela com um tamanho e bordas específicos e com um número específico de linhas e colunas; tornar uma opção de caixa de diálogo mais acessível; automatizar uma sequência complexa de tarefas, etc.
É possível usar o gravador de macro para gravar uma sequência de ações, ou criar uma macro do zero inserindo um código de Visual Basic for Applications. Vamos criar uma macro para um modelo de declaração padronizada, conforme exemplo na caixa de texto abaixo, seguindo os passos a seguir:
1. Abra um documento em branco no Word 2007. Na Guia Exibição e no grupo Macros você vai encontrar o botão Macros . Clique neste botão e acione a opção Gravar Macro;
2. Em nome da macro digite Declaração e clique no botão Teclado . Pressione uma tecla qualquer, de preferência uma letra, juntamente com as teclas ALT ou CTRL pressionada. Clique em Atribuir e no botão Fechar ;
3. Feito isto você verá uma pequena animação de uma fita cassete junto ao ponteiro do mouse indicando que o processo de gravação foi iniciado. Proceda os passos a seguir para gravar um modelo padrão para a declaração citada acima;
4. Na aba PÁGINA INICIAL (no Word 2007 – aba Inicio) clique num pequena setinha no grupo Fonte;
5. Na janela FONTE clique na aba Avançado. Em Espaçamento de caracteres escolha a opção Expandido e marque 10 pts. Confirme no botão OK;
6. Clique no botão CENTRALIZAR (grupo parágrafo) ou CTRL + E. Digite em maiúsculo a palavra DECLARAÇÃO e tecle Enter três vezes. Clique novamente na pequena setinha no grupo Fonte e na aba Avançado coloque o espaçamento como normal e pressione OK;
7. No grupo Parágrafo clique na seta que aparece na borda inferior direita. Em Recuo clique em Especial e selecione Primeira Linha. Altere o espaçamento para 1,5 cm;
8. Em Espaçamento Antes e Depois marque 12 pts para ambos. Em Espaçamento entre linhas marque 1,5 linhas . Em alinhamento altere para Justificada. Confirme OK ;
9. Clique no botão Fonte e escolha o tipo de letra ARIAL tamanho 14 cor AZUL ÊNFASE 1, MAIS ESCURO 50%;
10. Clique na guia Layout da Página . No grupo configurar Página clique na setinha na parte inferior direita do grupo. Configure a margem superior e inferior para 2 cm, a margem esquerda para 4 cm e a margem direita para 3 cm;
11. Na aba papel marque a opção Letter 22x28 cm e confirme OK.
12. Na guia DESIGN e no grupo Plano de Fundo da Página clique no botão Cor da página e marque BRANCO, PLANO DE FUNDO 1, MAIS ESCURO 5%
13. Ainda no grupo Plano de Fundo de Página clique no botão Bordas de Página, clique no botão Sombra , em BORDAS DA PÁGINA acesse ESTILO e escolha uma linha do tipo DUPLO, largura ¾, cor marrom claro, plano de fundo 50% mais escuro, confirme OK .
14. Digite o restante do texto mostrado na caixa de texto acima até o final do segundo parágrafo e pressione ENTER duas vezes;
15. Clique na aba Página Inicial e em seguida no grupo Parágrafo clique no botão Alinhar à Direita . Digite João Pessoa,
16. Clique na aba INSERIR e no grupo Texto clique no botão Partes Rápidas e selecione a opção Campo . Em Nomes de Campos marque DATE e selecione o tipo de formatação adequada a fim de complementar o texto, conforme mostra a imagem abaixo. Confirme OK . Observação: A diferença entre colocar uma data manual e inserir um campo de data está na atualização dos dados que se faz de forma automática no momento da impressão do documento.
17. Clique na aba Exibição e no botão MACROS selecione PARAR GRAVAÇÃO. O mesmo pode ser feito com um simples clique num pequeno ícone localizado na barra status do Word ao lado da opção que mostra a quantidade de palavras do documento.
18. Pronto, sua macro está pronta. Para testar crie um novo documento em branco e pressione a tecla de atalho que você configurou para que a macro fosse executada automaticamente. Todas as vezes que você precisar do modelo é só acionar a tecla de atalho e efetuar a impressão do documento.
19. Para eliminar a macro do banco de dados do Word 2013 clique novamente no botão macro e na opção Exibir Macros selecione a macro desejada e clique no botão Excluir .
20. Partindo deste exemplo você pode desenvolver outras macros de acordo com suas necessidades, como mencionei, uma macro é uma forma automatizada de gravar suas todas as suas ações visando a formulação de um determinado modelo personalizado. Espero ter sido claro.
Observação: Usei o editor do Blogger, que não é muito bom, para incluir esta postagem.
Por Valter Neves.
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