Word 2013 - Novas dicas básicas


Cabeçalho, Rodapé e Número de página: Um cabeçalho ou rodapé é um trecho de texto ou elemento gráfico geralmente impresso no topo ou na base de todas as páginas do documento. O cabeçalho é impresso na margem superior, o rodapé, inferior. Você pode especificar um cabeçalho ou rodapé diferente para páginas pares e impares ou para a primeira página de um documento. Se o documento estiver dividido em seções, será possível usar cabeçalhos e rodapés diferentes para cada seção. Para criar cabeçalhos e rodapés abra ou crie o documento onde você quer inserir o cabeçalho ou rodapé. Clique na guia INSERIR - cabeçalho e rodapé. 


Clique em Cabeçalho e escolha um modelo na caixa suspensa. Após selecionar o modelo de cabeçalho a barra de ferramentas DESING será apresentada para as configurações adequadas, como mostra a figura acima. Você pode aplicar no cabeçalho todas as opções de formatação de que dispõe o Word 2007, inclusive a inserção de figuras, clip-arts, Data e Hora, números de página e outros elementos gráficos. Você também pode configurar um cabeçalho ou rodapé diferente para as páginas pares ou impares. Assinale a caixa de verificação diferente em páginas pares e impares ou diferentes na primeira página. Observação: O número de página no documento pode ser adicionado através da barra de ferramenta Cabeçalho e Rodapé.


Página de Rosto e Quebra de Página: A folha de rosto funciona como uma capa personalizada de um documento. O Word 2007 traz alguns modelos predefinidos que podem ser utilizados com a maior simplicidade. Clique na Guia INSERIR e no grupo Páginas pressione o botão Folha de Rosto. Escolha um modelo para inserção. Para inserir uma página em branco no documento (acima da posição do cursor) clique no botão Página em Branco. Para inserir uma nova página (próxima página) na posição do cursor clique em Quebra de Página ou CTRL+ENTER.

BordasVamos aprender a trabalhar com bordas personalizadas em textos e objetos do Word 2007. Para melhor compreender este tópico digite o texto sugerido a seguir com a seguinte formatação: Fonte Arial, tamanho 14, alinhamento Justificado.


A Segunda Geração de Computadores surgiu na década de 50 com o advento dos transistores. Aumentaram a capacidade de memória e o aumento da memória. Esses pequenos componentes serviam para substituir as válvulas, mas com muitas vantagens. Eram muito menores, consumiam menos corrente elétricas e duravam muitos anos. Tornou-se possível a construção de computadores de menor tamanho, mais rápidos, mais confiáveis e mais baratos. Já no final dos anos 50, todos os computadores eram construídos com transistores.

Clique na Guia INICIO e no grupo Parágrafo clique em Bordas e Sombreamento.  
  • Dê um clique dentro da caixa de diálogo na opção Sombra;
  • Dê um clique sobre qualquer Estilo de Linha que você queira;
  • Você também pode alterar a Cor da linha e a largura se desejar;
  • Escolhida a Borda, clique na Aba Sombreamento;
  • Escolha qualquer cor de Preenchimento clicando sobe ela;
  • Escolhida a Borda e o Sombreamento finalize no Botão Ok. Veja o resultado.
  • Para aplicar uma BORDA DA PÁGINA clique no botão ARTE e confirme para ver o resultado.
Inserir símbolos


A inserção de símbolos no documento é uma tarefa bastante simplificada do Word 2007. Clique na Guia Inserir e no grupo Símbolos clique no botão Símbolo. Uma sequência interessante de símbolos que podem ser inseridos no documento é a lista Wingdings que traz alguns destes símbolos:

Imprimir um documento: Para imprimir um documento clique na GUIA ARQUIVO e na opção “Imprimir” ou CTRL + P. Para imprimir a página atual clique na caixa de seleção página atual. Para imprimir uma sequência de páginas clique na caixa de texto páginas e digite o número das páginas para impressão separadas por uma virgula ou um traço que significa um intervalo de páginas (1,2,3 ou 1-3). Em Impressão Personalizada na caixa suspensa você pode imprimir todas as páginas do intervalo ou páginas pares e impares. Primeiro imprima as páginas impares e seguidamente as páginas pares. Na caixa A4 escolha o tamanho do papel e em Margens Personalizadas proceda, se necessário, alteração das margens do texto. Na caixa suspensa Agrupado você define a forma de saída das cópias de impressão do documento. Se for definido duas cópias do documento no modo Agrupado será impresso nas duas sequências de cópia o formato 1,2,3,4, etc , caso contrário, na sequência 11, 22, 33, 44, etc. Em Retrato ou Paisagem é definido o modo de orientação do papel, o padrão é o modo retrato. 

Ferramenta PincelQuando queremos reproduzir as definições de formatação de uma parte de nosso documento, não precisamos repetir todas as operações de formatação. Basta utilizar a ferramenta Pincel, com a qual podemos colar a formatação de uma parte do texto para outra, mesmo entre documentos diferentes. Como teste digite dois parágrafos e aplique formatações diferentes em ambos. Selecione um dos parágrafos com formatação diferente e clique na ferramenta Pincel, na barra de ferramentas padrão. Quando o cursor do mouse assumir a forma de um pincel, posicione-o sobre o parágrafo que deve receber a cópia da formatação do primeiro e arraste-o. A ferramenta Pincel pode ser usada também para colar formatos entre palavras isoladas ou capitulares.


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