Fórmulas matriciais e outras funções


Este tipo de fórmula executa os cálculos sobre um ou mais conjuntos de dados, que são conhecidos como os argumentos da matriz. Cada argumento requer o mesmo número de linhas e colunas que os outros argumentos possuem para funcionar. Para entender o funcionamento deste tipo de fórmula confira as informações abaixo: Em nosso exemplo, mostraremos como calcular a média de idade dos membros de determinada instituição com apenas uma fórmula. 

Usando uma fórmula matricial você consegue fazer o cálculo de uma matriz de dados, sem a necessidade de fórmulas intermediárias. Neste caso, por exemplo, para descobrir a idade média dos membros, sem o uso de fórmulas matriciais, teríamos que efetuar o produto do número de membros para cada idade e somá-lo para depois dividir este montante pelo total de membros, Para reduzir o número de etapas e resolver este cálculo com uma só fórmula, faremos o seguinte:


Atribuiremos o conjunto de dados A2:A12 como a matriz 1. E o conjunto de dados B2:B12 como a matriz 2. A fórmula matricial permitirá calcular o produto de cada membro da matriz 1 (coluna A) pelo campo correspondente na matriz 2 (coluna B), e em seguida, dividir a soma deste produto pela soma total de membros (coluna B).


Selecione a célula B14 e insira a fórmula: {=SOMA(A2:A12*B2:B12/SOMA(B2:B12))}.


Assim que tiver terminado de digitar a fórmula, pressione ao mesmo tempo as teclas CTRL+SHIFT+ENTER, para que o Excel insira as chaves {} e interprete esta fórmula como matricial. O resultado é 40,06778, que arredondando teríamos o número 40.

A grosso modo o que nós fizemos utilizando a fórmula matricial acima pode ser entendido de uma forma mais simples através da planilha  abaixo, verifique o raciocínio subentendido da fórmula original.



       As referências relativas são alteradas quando são copiadas. As referências absolutas permanecem iguais quando são copiadas.

Relativa - Cada referência de célula relativa em uma fórmula é automaticamente alterada quando essa fórmula é copiada verticalmente em uma coluna ou transversalmente em uma linha. Absoluta - Uma referência de célula absoluta é fixa. As referências absolutas não são alteradas quando é copiada uma fórmula de uma célula na outra. As referências absolutas apresentam cifrões ($) como este: $D$9. Como mostra a imagem, quando a fórmula =C4*$D$9 é copiada de uma linha para a outra, a referência de célula absoluta permanece como $D$9. Tecla de Atalho: F4


Função SOMAQUAD()

Esta função tem como finalidade elevar ao quadrado cada um dos valores apresentados e somar. Veja a tabela exemplo: O valor 2 está na célula A2; 6 em A3; 8 em A4 e 4 em A4. Se aplicarmos a fórmula em A7 temos: =SOMAQUAD(A2;A3;A4;A5) ou SOMAQUAD(A2:A5) resulta 120. Veja que se usarmos a função potência (=POTÊNCIA(A2;2) para os respectivos valores também chegaremos o mesmo resultado. É assim que funciona a função SomaQuad, veja a ilustração a seguir:



Função SEERRO() - Retorna um valor especificado se uma fórmula gerar um erro; caso contrário, retorna o resultado da fórmula. Use a função SEERRO() para capturar e controlar os erros em uma fórmula (fórmula: uma seqüência de valores, referências de células, nomes, funções ou operadores em uma célula que juntos produzem um novo valor. Uma fórmula sempre começa com um sinal de igual (=).). Exemplo: Se construir uma planilha para calcular as médias de alunos de uma classe e não inserir as respectivas notas, o Excel irá mostra uma erro de divisão ( #DIV/0! ). Para eliminar este inconveniente podemos acrescentar, junto à função média() a função Seerro() com uma mensagem de substituição. Veja o exemplo:=SEERRO(MÉDIA(E7:H7);"sem média").

Função SOMARPRODUTO() – Multiplica os números correspondentes que compõem a matriz ou intervalo e retorna a soma destes produtos. Exemplo: =SOMARPRODUTO(A1:A6;B1:B6;C1:C6). Veja o quadro ao lado. Se você multiplicar os valores da matriz ( 10*18*10 e subseqüentes) ou usar a função =MULT(A1;B1;C1) e depois somar os totais, poderá constatar o funcionamento desta função, os valores são iguais.


Função DIA.DA.SEMANA() - A função DIA.DA.SEMANA retorna um número inteiro, que varia entre 1 e 7. O número representa o dia da semana. O argumento tipo retorno é opcional e determina a maneira pela qual o resultado é interpretado. Se o tipo dor retorno for 1 ou omitido, a função retornará um número entre 1 e 7, onde 1 representa o domingo e 7 representa o sábado. Se tipo retorno for 2, a função retornará um número entre 1 e 7, onde 1 é segunda-feira e 7 é domingo. Se tipo retorno for 3, a função retornará um número entre 0 e 6, onde 0 é segunda feira e 6 é domingo. A sintaxe para esta função é: =dia.da.semana(A2) que tem como resulta o número 5. 

Observe no calendário do mês de Fevereiro de 2016 que o dia 08/02/2016 é o segundo dia da semana, já que pelo cálculo da função o domingo, que corresponde ao dia 7, é o primeiro dia da semana. E assim sucessivamente. Confira os outros dados. 


Veja na  planilha abaixo um exemplo da utilização da função DIA.DA.SEMANA(). Observe que existe uma alternativa em substituição a esta função simplesmente pelo processo de formatação do campo data ( dd/mm/aaaa ) com incremento de dois caracteres referente ao dia da semana "DDDD".


Opcionalmente, você pode substituir a função DIA.DA.SEMANA() simplesmente formatando o campo (Alternativa) com a fórmula =B2. Copie a fórmula para os demais endereços e selecione o campo. Clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Formatar células. Em seguida clique em Personalizado e apague o formato dd/mm/aaaa. Digite agora dddd e confirme OK.  Caso queira mostrar os dias da semana sem a palavra feira, configure com apenas ddd

A coluna Fórmula usando a função DIA.DA.SEMANA() apresenta o mesmo resultado da coluna Alternativa, configurada da forma descrita acima. 

Por Valter Neves

Comentários

Postagens mais visitadas