Opções para recuperar arquivos excluídos do computador

images

Quando você elimina um arquivo do seu HD e esvazia a lixeira esse arquivo continua existindo no seu dispositivo de armazenamento de dados, na verdade, o Windows simplesmente remove a referência do arquivo apagado na tabela FAT ( Tabela de Alocação de Arquivos ), e disponibiliza a área ocupada por aquele arquivo para nova gravação de dados. Porém, é sempre bom observar que para a recuperação de um arquivo removido indevidamente, talvez com a combinação SHIFT + DELETE, que deleta sem enviar para a lixeira, é necessário que o espaço antes ocupado por ele não tenha sido sobrescrito por novos dados, caso isso ocorra, dificilmente você vai recuperar em sua totalidade o respectivo arquivo.

A lixeira do Windows armazena somente os arquivos deletados nos dispositivos fixos como HDs, os arquivos removidos de Pendrives não aparecem na lixeira porque sua remoção é tratada como permanente, embora continuem lá, ocultos. Estes arquivos ocultos no pendrive são detectados pelos aplicativos de recuperação de dados e podem serem recuperados normalmente, desde que sua área não tenha sido ocupada, como citamos anteriormente.

Existem no mercado dezenas de programas gratuitos de recuperação de arquivos que podem lhe ajudar a recuperar arquivos deletados, a exemplo do Power Data Recovery, DiskDigger, Lazesoft Data Recovery, Free Data Recovery, Recuva etc., neste post vamos demonstrar a utilização de apenas dois softwares os quais considero os melhores: o Free Data Recovery  que você pode baixar AQUI e o Recuva neste link http://www.baixaki.com.br/download/recuva.htm.

Como recomendação, antes de utilizar um dos aplicativos abaixo é importante observar que arquivos temporários criados em consequência da abertura de novos programas podem comprometer a restauração de alguns arquivos deletados, já que a área na qual eles estavam gravados podem ser ocupadas por estes arquivos temporários. Portanto é imprescindível não executar novos programas durante o processo de recuperação destes arquivos.

Começando pelo Free Data Recovery podemos acrescentar que se trata de um aplicativo minúsculo de apenas 773 Kb, porém muito eficiente, veja abaixo a tela principal do aplicativo.

6

O processo de recuperação é muito simples: em Select Drive to Recovery escolha o dispositivo de armazenamento a ser pesquisado e clique no botão Scan. Após a varredura de possíveis arquivos excluídos e ainda passíveis de recuperação na unidade selecionada clique em Recover Select. Caso sua unidade de pendrive ou cartão de memória não apareça clique no botão Refresh. Os arquivos recuperados deverão ser armazenados em uma pasta específica. O melhor deste aplicativo é que não precisa ser instalado em seu computador, basta executar o arquivo Recovery.exe.

O Recuva também oferece uma forma fácil de recuperar arquivos deletados de HDs interno, externos, cartões de memória, pendrives e assim por diante, é compatível com o Windows 10, Windows 8, 7, Vista e XP.

Ao executar o arquivo de instalação será a mostrada a tela inicial abaixo.

2

Se pretende fazer uma varredura em busca de todos os tipos de arquivos possíveis de serem restaurados deixe a opção All Files selecionada, como mostra a figura abaixo. Clique em Avançar.

3

Se você escolher recuperar só arquivos do tipo Imagem verá uma tela como na figura abaixo.

8

Recomendo que na próxima tela deixe a primeira opção selecionada e clique novamente em Avançar, já que a varredura será efetuada na  unidade padrão C:\. Caso você precise determinar que a pesquisa deva ser feita em outra unidade, como um pendrive, por exemplo, selecione Em um local específico, clique em Navegar e aponte para outra unidade de armazenamento.

4

Na próxima tela clique em Iniciar.

5

Ao final da pesquisa você verá uma tela semelhante a mostrada abaixo.

 1

Selecione os arquivos a serem recuperados e clique no botão Recuperar. Opcionalmente, clique em Trocar para o modo avançado para acesso a outras opções do programa. É isso, espero ter ajudado.

Por Valter Neves

Comentários

Postagens mais visitadas