Exemplos simples das funções Contar.Vazio – Somase – Procv

1. FÓRMULA CONTAR.VAZIO

Propriedade: Contar as células que estão vazias. Exemplo:

Questão: Você gostaria de saber quantos alunos estão sem a respectiva média?

nickbrandt03

Onde:

=CONTAR.VAZIO – é o nome da fórmula - (D4:D9) – refere-se ao endereço das células

=CONTAR.VAZIO(D4:D9) – Apresenta como resultado o valor 3 que refere-se ao número de células vazias no intervalo.

2. FÓRMULA SOMASE

Propriedade: Soma um intervalo de células mediante uma condição estabelecida

Questão: Você gostaria de somar os valores pagos em um determinado intervalo.

No exemplo da figura abaixo, precisamente no intervalo de C3:C8 existem alguns valores que não constam como pagos, portanto a função Procv só deve considerar os valores cuja coluna apareça o critério “PG” que especifica que o valor foi pago. O critério deverá sempre estar entre aspas.

Capturar

A fórmula fica assim: =SOMASE(D3:D8;”PG”;C3:C8)

A função fará uma leitura no intervalo D3:D8 e guardará na memória o endereço das células que apresentam o critério “PG”, e ao fazer a leitura do intervalo C3:C8 fará a soma dos valores correspodentes às células com o critério definido na  fórmula.

3. FÓRMULA PROCV

Propriedade: Procura um determinado valor numa Tabela Matriz.

Questão: Suponhamos que você tivesse uma planilha onde os valores das diárias do hotel fosse definido por tipo de CLASSE, e que estes valores deveriam aparecer automaticamente sem precisar verificar a tabela de preços.

Na verdade você terá que criar 2(duas) planilhas:

A 1ª Primeira planilha chamaremos de Matriz Tabela, porque nela você colocará o nome das Classe e o seu Valor

A 2ª Segunda planilha você controlará os valores das diárias dos respectivos hóspedes

Veja o Exemplo:

Capturar2

Onde:

A função =PROCV(G3;$B$4:$C$8;2) fará uma pesquisa na planilha matriz a partir do valor informado na fórmula (G3), ou seja, o tipo da classe que você digitou na segunda planilha (Hóspede) para o hóspede JOÃO. O símbolo de $ serve para fixar o intervalo na planilha matriz.

$B$4:$C$8 – refere-se ao endereço absoluto da Matriz – Tabela, ou seja, o endereço da tabela onde contem os dados que você procura, no caso, o valor das classes. O endereço da tabela matriz sempre deve ser absoluto, para que permaneça para as demais células(ou seja os hóspedes)

O número 2 que aparece no final da fórmula refere-se ao número do índice de coluna, ou seja, o número da coluna onde estão os dados que você deseja que apareça, no caso, o valor da classe que se refere a coluna 2.

5Observação Importante: Os dados da Tabela Matriz devem está em ordem crescente, para fazer isso selecione os dados da  coluna CLASSE, na matriz tabela, clique na aba PÁGINA INICIAL, no grupo EDIÇÃO clique no botão CLASSIFICAR E FILTRAR e por fim na opção Classificar de A a Z.

 

Posteriormente postaremos mais exemplos com estas funções. Espero ter sido claro.

Valter Neves

Comentários

Postagens mais visitadas