O que é tabela ASCIL?

Antes de tudo vamos entender o que é Bit e Byte:

Lcd_sem_potBIT - A unidade mínima de informação representável por um único dispositivo bi-estável é chamado de BIT. Cada bit pode ser representado por valores “0” e “1”. Na prática, é comum utilizarmos grupos de oito bits para representar os símbolos que são necessários para expressarmos as informações. Um grupo de oito bits é denominado de byte, que pode se combinar de 256 modos diferentes. Um exemplo de código binário baseado em grupos de 8 bits é o código ASCIL. Na verdade quando se introduz um determinado caractere no computador, este converte esses dados em números. A utilização de alguns caracteres da tabela ASCIL utilizados principalmente em processadores de texto é de suma importância, tendo em vista alguns modelos de teclados não apresentarem em sua constituição estes caracteres, os quais consideramos essenciais para o desenvolvimento de nossas tarefas. Para impressão de um caractere ASCIL é necessário o pressionamento da tecla ALT em combinação com o código decimal desse caractere. Veja um exemplo na tabela ao lado.

BYTE - Um BYTE é um conjunto de oito BITS(10101010) que representa uma letra ou número com as várias combinações dos dígitos binários. Cada Byte é uma informação e quanto mais BYTES o equipamento possuir, mais informações podem ser armazenadas ou processadas.

12

Podemos também considerar os seguintes valores calculados de uma forma mais precisa em bytes: 1 MB = 1.048.576 – 1 GB = 1.073.741.824 – 1 TB = 1.099.511.627.776.

Os computadores digitais trabalham internamente com um sistema de numeração natural, é o sistema binário. A conversão de um número decimal no seu equivalente binário é chamada codificação. Temos também o número intermediário que contém uma parte inteira e uma decimal e são chamados códigos alfanuméricos, usados para representar caracteres assim como números. O sistema binário de numeração é chamado sistema de base 2, no qual possui apenas dois algarismos para representá-lo. Vejamos como se processa o sistema de conversão de binário para decimal e vice-versa:

 Binário para decimal: multiplica-se o algarismo do número binário pela base elevada ao expoente, lembrando que a base do número binário é sem dois. Veja a tabela para o cálculo do binário 1001 que tem como resultado o decimal 9:

3

 Decimal a Binário: Para convertê-lo em decimal, basta dividi-lo sucessivamente por 2, anotando o resto da divisão inteira, lembrando que o primeiro digito será sempre igual ao último resultado apresentado no quociente. O número binário obtido será composto pelos restos das divisões sucessivas por 2, contando-se do último para o primeiro. Exemplo: calcule o binário de 12.

4

SISTEMA HEXADECIMAL - O sistema hexadecimal é um sistema de numeração vinculado à informática, já que os computadores interpretam as linguagens de programação em bytes, que são compostos de oito dígitos. À medida que os computadores e os programas aumentam a sua capacidade de processamento, fun5cionam com múltiplos de oito, como 16 ou 32. Por este motivo, o sistema hexadecimal, de 16 dígitos, é um standard na informática. Como só existem dez dígitos decimais, foi preciso inventar seis dígitos adicionais. Optou-se pelas letras de A à F. Alguns exemplos de números hexadecimais seriam 1234, CADA, BEEF,0FAB, FADA, FEFE, FAFA, etc. Veja a tabela a seguir:

A utilização do sistema hexadecimal nos computadores, deve-se a que um dígito hexadecimal representa quatro dígitos binários (4 bits = 1 nibble), por tanto dois dígitos hexadecimais representam oito dígitos binários (8 bits = 1 byte) que como é sabido é a unidade básica de armazenamento de informação. Para efeito de cálculo separa-se o binário em casas de 4 digitos (20=1, 21=2,22=4 e 23=8). Portanto vejamos: Calcule o Hexadecimal para o seguinte binário: 1110110100111.

6

Valter Neves

Comentários

Postagens mais visitadas