Você sabia que o Excel pode falar?

1442153397Você já imaginou em ter uma planilha em que o próprio excel fala os dados contidos nas células, isso mesmo, a macro que detalhamos a seguir repete em forma de áudio o conteúdo dos dados existente no intervalo selecionado. É uma macro bastante simples que utiliza o comando Speak para cada célula especificada, claro que isto é apenas  um exemplo e você pode modificar a seu critério. Vejamos:

 

  • Abra o Excel e digite a planilha exemplo abaixo:
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  • Pressione a combinação de teclas ALT+F11 para abrir o editor Visual Basic;
  • Clique no menu Inserir e na opção Módulo e digite o código abaixo;

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Sub Eu_Tambem_Falo()
Range("a1").Speak
Range("a2").Speak
Range("b1").Speak
Range("b2").Speak
Range("c1").Speak
Range("c2").Speak

Range("a1").Speak
Range("a3").Speak
Range("b1").Speak
Range("b3").Speak
Range("c1").Speak
Range("c3").Speak

Range("a1").Speak
Range("a4").Speak
Range("b1").Speak
Range("b4").Speak
Range("c1").Speak
Range("c4").Speak

End Sub

  • Salve e Feche o editor Visual Basic;
  • Clique na guia Desenvolvedor e no botão Macros;
  • Na caixa de diálogo MACRO é listado e selecionado o nome da macro recém criada, clique em Executar, como mostra a imagem abaixo.

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  • Pronto, o Excel vai repetir em forma de áudio todo o conteúdo digitado na planilha.

Opcionalmente você pode criar um botão de comando e associar esta macro para execução a partir de um clique no respectivo botão. Já explicamos em postagem anterior como criar um botão para uma macro.

Valter Neves

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