Oito Dicas simples do Excel 2013

1. Células com Nomes: É possível dar nomes a uma ou mais células de uma planilha. Para isso,l2_p1_f3_l selecione a área desejada e clique com o botão direito do mouse sobre a seleção. Na caixa de diálogo, clique em Definir Nome, digite o nome para a área selecionada e pressione OK. Cada nome registrado passa a fazer parte de uma lista no  Gerenciador de Nome (menu Fórmulas/grupo Nomes Definidos). 2Para selecionar a área correspondente, escolha o nome nessa lista na Caixa de Nome a esquerda da barra de fórmulas.

2. Movendo um bloco  de células: Para mover toda uma região para outro local da planilha, selecione com o mouse esse grupo. Agora clique com o botão esquerdo do mouse em qualquer borda da região - o cursor mudará para uma seta de quatro pontas. Mantenha pressionado o botão enquanto move a região para o novo local e solte o botão do mouse.

3. Selecionando células de uma linha ou coluna: Para selecionar as 256 células de uma linha sem usar o mouse, coloque o cursor em qualquer célula da linha e tecle Shift+barra de espaço. Para selecionar todas as células de uma coluna pressione a combinação CTRL+barra de espaço. Para selecionar todas as células de uma planilha pressione a combinação CTRL+T.

4. Cálculos simples sem calculadora: Não é preciso abrir a calculadora para fazer contas simples enquanto você está em uma planilha, basta digitar a fórmula dentro da própria célula, conforme os exemplos a seguir:

· Soma: Digite na célula = 10+4. Enter para o resultado;

· Subtração: Digite na célula =8-3. Enter para o resultado;

· Multiplicação: Digite na célula =5*10 (asterisco). Enter para o resultado;

· Divisão: Digite na célula =10/2. Enter para o resultado.

. Exponenciação: Digite na célula =6^2. Enter para o  resultado

. Resultado na barra de status: Digite a sequência de números: 10,25,36,40,21 pressionando Enter para    cada valor digitado.Selecione o intervalo com os valores e verique na  barra de status do Excel os resultados apresentados, como mostra a figura abaixo:6

65.  Auto Soma - Para fazer com que todos os números de uma coluna (ex.: uma lista de preços) sejam somados, selecione com o mouse todas as células que precisam ser somados e clique na barra de ferramentas no botão de "Autosoma", identificado pela letra grega Sigma, que se parece com um "E", como mostra na figura ao lado.

6. Inserindo uma data rapidamente: Veja como inserir a data e a hora exatas em sua planilha Excel:

· Para inserir a data tecle CTRL+; OU com a fórmula =HOJE()

· Para inserir a hora tecle CTRL+SHIFT+:

. Para inserir a data e a hora digite: =AGORA()

7. Área para impressão: É possível imprimir somente uma região da planilha, em vez dela toda. Para fazer isso:9

· Selecione a região da planilha que deseja imprimir. No menu Arquivo, escolha Imprimir. Em Configurações escolha Imprimir Seleção e clique no botão Imprimir logo acima;

. Para chamar rapidamente as Configurações de Impressão selecione a área desejada e pressione a combinação de teclas CTRL+P

. Opcionalmente você pode 2dar um nome a uma seleção de células para impressão digitando o nome do respectivo intervalo na caixa de nomes.

8. FÓRMULA DO CONT.SE: Se você possui uma planilha onde tem o nome dos alunos e as suas médias e deseja saber quantos alunos tiraram médias maior e igual a 9. Veja o exemplo:

10

Onde:

(B2:B5) – refere-se ao endereço das células onde você desejar contar, utiliza-se como parte da sintaxe para separar “>=9” – que refere-se a condição, ou seja, esta fórmula só irá contar as células que contêm valores maiores ou igual a 9.

Valter Neves

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